Dos 88 mil imóveis de Ilhéus, apenas 28 mil estão cadastrados na Prefeitura

Influencia negativa direta na arrecadação municipal
Secom Arquivo

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem no município de Ilhéus 88 mil imóveis. Desse total, apenas 28 mil estão devidamente cadastrados na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e contribuem com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para atualizar estes dados, a prefeitura firmou parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, e está estruturando o processo operacional do recadastramento imobiliário, previsto para ter início no final deste mês de setembro.

A atualização do número de imóveis permitirá a regularização dos cidadãos que não contribuem com o IPTU bem como o levantamento de informações necessárias para a regularização fundiária. Além de fazer parte da política de ampliação da arrecadação municipal, o recadastramento de imóveis também é importante para o melhor direcionamento das ações públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura urbana.

Na última terça-feira, dia 27, os secretários da Fazenda, Marco Antônio Carmo, de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, e da Administração, Ricardo Machado, reuniram-se com o professor do IFBA, Marcos Antônio, para discutir detalhes do processo de recadastramento. Pela parceria, estudantes dos cursos de Edificação, Segurança do Trabalho e Informática, atuarão junto aos agentes municipais para execução da ação.

Segundo o secretário Ricardo Machado, o recadastramento imobiliário será efetivado com a participação de vários órgãos. “A ideia é que o trabalho seja executado com a participação de vários órgãos municipais, a exemplo das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social”, comenta. Durante o mês de setembro, serão realizadas novas reuniões para organização e definição do plano de trabalho. A previsão dos secretários é que o recadastramento de todos os imóveis ilheenses ocorra em um período médio de dois anos.